QUANDO PAGAR O RATEIO?

O que fazer?

E, agora, José? O que fazer? Como pagar o salário do zelador e do porteiro, no 5.º dia do mês, se a taxa só pode ser cobrada no dia 10? Como manter saldo em caixa para este e outros compromissos, se os condôminos não dispõem de dinheiro nem para pagar as despesas minimamente necessárias? De outro lado, como antecipar o pagamento para o início do mês, quando os condôminos também ainda não receberam seus salários? Vejam como é difícil conciliar os interesses de todos. Para piorar a situação, os bancos demoram no mínimo dois dias para liberar os pagamentos das taxas feitos com cheque.

Nas circunstâncias atuais, não existe uma data ideal para o pagamento do condomínio. Dividir o rateio em duas datas, uma no início do mês e outra 10 ou 15 dias depois, onera com despesas bancárias e de cobrança. Ter vencimento flexível, sempre no 5.º ou 6.º dia útil do mês é bom, desde que o condomínio tenha uma reserva técnica para garantir as despesas até o ingresso dos valores. Ou então fixar o vencimento no dia 8 ou 9 de cada mês, ou seja, logo após o 5.º dia útil, para que os condôminos assalariados não gastem seus salários antes de cumprir seu compromisso com o edifício. De qualquer forma, haverá necessidade de provisão de dinheiro para as despesas que se vencerem no início do mês.

Qualquer que seja a solução, haverá os descontentes e os realmente prejudicados. Nada impede que algum deles recorra à Justiça e obtenha aval a suas pretensões, pois respaldado na fria norma da lei. Infelizmente, há mais perguntas que respostas. Ao leitor, o nosso perdão.

por Luiz Fernando de Queiroz

Páginas: 2 de 2 | Anterior

2 thoughts on “QUANDO PAGAR O RATEIO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *